segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Açorda

Aqui há dias lá experimentamos a famosa açorda! De peixe e legumes no caso. 
Confesso que depois do (quase) fiasco da farinha de pau, pensei que a açorda também não fosse um prato do agrado da princesa. Mas eis que foi tudinho, até à última colher!! :)

A receita (base) que utilizei foi esta:

Açorda de peixe e legumes
(A partir dos 9 meses ou desde a introdução do peixe)

Ingredientes:
Cenoura ralada q.b.
Courgette q.b.
Alho frances q.b.
1 pão alentejano ou de mistura (aproximadamente)
1 lombinho de pescada fresco ou ultra-congelado
Água q.b
azeite q.b.

Preparação:
Refoga-se o alho francês no azeite até ficar transparente. Junta-se os outros legumes deixa-se refogar mais um pouco, mantendo um fundinho de água. Entretanto coze o peixe á parte num pouco de água temperada com alho e salsa. Quando os legumes estiverem cozidos, juntar alguma água de cozer o peixe, previamente coada. Deixa-se ferver e junta-se o pão aos pedaços. Deixa-se cozer, em lume brando, até o pão estar bem molinho. Pretende-se textura bem molhadinha! Juntar o peixe desfiado e sem peles ou espinhas. Juntar salsa picadinha e deixar levantar fervura. Ter o cuidado de manter o lume brando para impedir que a açorda agarre no fundo do tacho. Passar tudo na varinha ou esmagar com o garfo dependendo da idade do bébe.
Nota: esta receita fica bem com diferentes legumes, desde que já introduzidos na dieta do bébé, (ex. ervilhas) e pode servir como refeição para toda a família!
 
 
Mas! 
acrescentei uma gema de ovo cozida
substituí a cenoura por abóbora
cozi o peixe sem alho e sem salsa
não utilizei a água de cozer o peixe
 
 Muito bom para variar um pouquinho a ementa! Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário