segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Rolhão mucoso

Eis que ontem ao final da tarde vejo no papel um corrimento de aspecto gelatinoso, transparente e de cor bege. Não tinha raios de sangue, como vulgarmente se diz que pode acontecer... Será o famoso rolhão mucoso??
Estamos com cerca de 28 semanas.... Hum... Estranho...

Quando a mulher fica grávida, o muco cervical adquire uma consistência mais espessa e forma uma espécie de “tampão” que permanece ao longo de toda a gestação para impedir a passagem de germes para o interior do útero. É o que se chama “rolhão mucoso”. Devido ao facto das glândulas continuarem a produzi-lo, o muco cervical regenera-se durante toda a gravidez. No entanto, uma parte costuma eliminar-se através da vagina e esse é o típico fluxo que muitas futuras mamãs apresentam.
A maioria das mulheres não se apercebe de que está a perder o rolhão mucoso, talvez porque imagina de que se trata de um verdadeiro “tampão” com a sua consistência e forma. No entanto não é assim: apesar de que alguns possam ser bem mais espessos, geralmente trata-se de um fluxo de consistência média. Cabe destacar que embora muitas vezes costume passar inadvertido, o rolhão mucoso está sempre (porque, como se disse, as glândulas cervicais não deixam de o fabricar), mas a mamã não se apercebe que o está a eliminar ou já o eliminou. E mais, 60 por cento não se apercebe. Às vezes, depois de uma revisão (o toque) ou então quando a data do parto está próxima, costuma aparecer uma perda cor-de-rosa. Essa mucosidade que corre pela vagina não é mais do que uma parte do rolhão mucoso. Mas cuidado: este facto não significa que o parto está eminente. Embora o habitual seja que o rolhão seja eliminado previamente ao trabalho de parto ou durante o mesmo, também pode começar a ser expulso como uma secreção quase imperceptível, a partir da semana 37 da gestação.
Embora o habitual seja que o rolhão seja eliminado previamente ao trabalho de parto ou durante o mesmo, também pode começar a ser expulso como uma secreção quase imperceptível, a partir da semana 37 da gestação.

(http://familia.sapo.pt/gravidez/saude/mae_ideal/824995.html)
  

Sem comentários:

Enviar um comentário