quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Já me levanto!

Calma!! É só agarrada ao berço! ;) 
Mas é bom na mesma!!
E se dissermos para se sentar a pipoca lá se senta! ahaha...




E já agora, também já se arrasta para trás! Sim arrastar é o correcto, porque gatinhar ainda nada! Vira-se para cima e para baixo com uma velocidade... perigosa... e lá vai ela por ali fora! :)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

10 meses... Já????


Consulta(s) dos 10 meses ontem.

Tenho a dizer que o peso e a altura na USF e na pedi não têm nada a ver! :) Então, na USF 70cm e 7.650kg e na pedi 67,5cm e 7.800kg!! Que bem, não é? O papá continua a dizer que a pedi não sabe medi-la e que também acha que ela cresceu mais, mas a nossa referência continua a ser esta, até porque a balança é sempre a mesma. O importante é que, com pequenas oscilações, continua na sua linha de percentil. Ah! E apesar de não ser um bebé grande, eventualmente ainda anda na sombra de ser prematura. Por outro lado a mamã também é baixinha e magrinha, por isso tudo a correr bem!

A pedi diz que se nota que ela é muito curiosa, espreita para todo o lado e está muito atenta. Também se nota muito que ela quer muito falar (de facto não se cala! fala com os bonecos, fala ao telefone, ri-se sozinha...).

Vai tomar a vacina da gripe. São duas doses com um mês de intervalo.
Por causa de beber pouco leite, vamos insistir nos iogurtes e dar mais papa. Iogurtes de morango: não pode! Os famosos packs com vários sabores são mais acções de marketing que nos "obrigam" a comprar mais. E estes devemos comê-los nós! :) Mas esta é a opinião da nossa pedi...
Mais coisas... Põe tudo na orelha e fala como se estivesse ao telefone, dá beijinhos tããooo bons, ri-se muitoooo, chama mamã (quando está chateada ou quer alguma coisa!!), dá tautau quando não quer alguma coisa, bate palminhas e diz tátá (já está) quando não quer comer mais... Só quer andar de pé de um lado para o outro, menos em direcção ao tapete, porque já sabe que se vai sentar! Reconhece o "bebé" dela e a Luísa (boneca) pelo nome... 

É uma linda!!!! :)
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cuidados no pós-parto

Vou tentar, aos poucos, deixar algumas informações úteis...

Cá ficam alguns apontamentos dos cuidados a ter no pós-parto (retirados dos documentos fornecidos pelo Hospital S. João). Aproveito para deixar também alguma notas minhas.

Nas semanas que se seguem ao parto o corpo da mãe sofre modificações importantes de forma a voltar ao estado anterior à gravidez e a adaptar-se à amamentação. Às primeiras 6 semanas após o parto chama-se o puerpério.

O primeiro levante:
O primeiro levante, deve fazer-se o mais precocemente possível (tenha sido parto normal ou cesariana) e sempre acompanhado por um enfermeiro. É habitual, nos primeiros levantes, sentir tonturas e sensação de desmaio. Por isso, evite levantar-se rapidamente. Se teve um parto normal e tem pontos deve sentar-se apoiando-se no lado contrário ao local dos pontos.
OBS: Sim, custa um bocadinho, mas é temporário e a dor passa em poucos segundos.

Posso tomar banho?
Após o primeiro levante e assim que se sinta capaz, pode lavar-se e tomar duche, molhando a cabeça. Não deve tomar banho de imersão. Se necessitar de ajuda peça a um enfermeiro. Se o parto foi por cesariana, deve ter cuidado de não molhar o penso que cobre os pontos.
OBS: Se não for o caso, peçam para colocar um penso tipo impermeável, para não terem essa preocupação acrescida.

É normal perder sangue nos prmeiros dias após o parto?
À perda de sangue por via vaginal, que se verifica após o parto chama-se lóquios. Nos primeiros 2-3 dias esta perda é geralmente mais abundante do que uma menstruação e tem cor vermelho vivo. Posteriormente, diminui de quantidade e assume uma coloração rosa claro. Após a primeira semana passa a um corrimento acastanhado ou amarelado e desaparece quase completamente pelo 15º dia. No entanto, pode persistir em pequena quantidade até ao 30º dia após o parto. Sempre que sentir humidade vaginal mude o seu penso. Não é aconselhável usar tampões nem fazer irrigações vaginais nesta altura.
OBS: Por cá foi um mês completo de perda de lóquios e sempre de cor rosa claro, embora em pequena quantidade.

Cuidados com os pontos/agrafes:
Se teve um parto normal com episiotomia os pontos caem por si. Deve efectuar a desinfecção do local sempre que for ao WC, mantendo o penso seco. Durante o internamento esta desinfecção é efectuada 2 vezes por dia, inicialmente com a supervisão da enfermeira. Se tiver muitas dores peça um analgésico e/ou gelo para aplicar no local. Os pontos são parcialmente absorvidos e caem geralmente entre o 7º e o 15º dia. Se o parto foi cesariana o penso só é, habitualmente, levantado no dia da alta e os pontos/agrafes são retirados ao fim de 7-8 dias no CS.
OBS: Eu (cesariana) era vista todos os dias, para confirmar se os pontos não estavam a infeccionar e se não havia nenhum problema. Em alternativa viam se o penso não tinha sangue. Retirei os agrafes ao 8º dia no CS e não dói absolutamente nada. Tentem ir pondo um pouco de Nívea e massajando a cicatriz em movimentos circulares. Isto ajuda a que não fique tipo "corda" ao toque.

É normal sentir cólicas abdominais enquanto estiver a dar de mamar?
É normal sentir nos primeiros dias dores no fundo da barriga, semelhantes às que teve durante o parto, que correspondem a contracções uterinas e são geralmente mais intensas quando amamenta.
OBS: Não lhes chamaria cólicas... nem sei se se assemelham às dores do parto (não sei o que é isso! hihi). Mas sim, dá para notar que são pequenas contracções no fundo da barriga.

Cuidados com as mamas:
Após o parto é aconselhável utilizar um soutien apropriado para amamentação. No início produz-se um leite bastante aguado, chamado colostro. Entre o 3º e o 5º dia dá-se geralmente a "subida do leite". Vai notar que nesta altura as mamas ficam mais tensas, quentes e por vezes avermelhadas. Pode haver mesmo um aumento de temperatura coporal.
OBS: Mais sobre isto num próximo post, pode ser?? :)

Alimentação e hábitos socias:
Após o parto não é, geralmente, necessária uma dieta especial. Alguns alimentos podem dar sabor ao leite (cebola, alho, espargos e alcachofras) e, como tal, não devem ser ingeridos em excesso. As preocupações com o tabaco, alcoól e cafeína mantêm-se enquanto estiver a amamentar. Não tome medicamentos sem consultar o seu médico e avise que está a amamentar se for a uma consulta.
OBS: Aquilo que me ensinaram nas aulas PPP é que o baby já conhece todos os alimentos que ingerimos enquanto estava na barriguita, pelo que, devidamente controlado, a alimentação pode ser sensivelmente a mesma. E um cafezinho por dia, dá saúde e alegria!! :)

Vou ter problemas com o funcionamento intestinal?
A prisão de ventre após o parto é uma situação bastante frequente, mas que, geralmente, se resolve espontaneamente. Se apresentar hemorróidas e sentir desconforto ou dor local aconselhe-se com um enfermeiro.
OBS: OMG!! Dores horríveis (mesmo com cesariana). Para sentar ou levantar era um 31... As malditas apareceram cerca de uma semana depois do parto e só se foram talvez um mês depois. Nem a pomadita - Faktu - dava grande ajuda (verdade seja dita, para pôr a pomada era outro filme!).

É normal sentir alterações emocionais após o parto?
Por vezes ocorrem alterações emocionais após o parto, que não são habituais naquela pessoa. Entre estas contam-se a súbita vontade de chorar, a melancolia e a ansiedade. Trata-se de uma situação normal, motivada pela descida brusca das hormonas da gravidez. Se não conseguir lidar sozinha com esta situação ou sentir um estado depressivo permanente consulte o seu médico.
OBS: Perceberam papás??? :) Paciência precisa-se! E um stock de caixas de Kleenex.

Quando vou ter alta?
O tempo de internamento após o parto depende do estado de saúde da mãe e do bebé. No entanto, se não ocorrerem complicações, poderá ter alta ao fim de cerca de 48h após um parto normal e no 4º dia após uma cesariana.

Exercício físico após a alta:
Nos primeiros dias evite fazer grandes esforços físicos (subir/descer muitas escadas, pegar em pesos) e faça períodos de repouso. Gradualmente vá retomando a sua actividade física normal. Existem exercícios apropriados para fortalecer os músculos abdominais após o parto.

Quando terei a próxima menstruação?
Se estiver a amamentar, a falta de menstruação pode prolongar-se durante meses, mas este intervalo de tempo é muito variável. Se não amamenta, a menstruação, geralmente, ocorre nos primeiros 3 meses após o parto.
OBS: Durante a toma da "pílula de amamentação" (Cerazette), nada de perdas. Passei para a pílula "normal" sem pausas e o Mr. Red veio normalmente no período de pausa, após a primeira carteira.

Quando poderei reiniciar a actividade sexual?
As relações sexuais são desaconselhadas até à 3ª/4ª semana após o parto. Após esta altura poderá reiniciar a actividade sexual quando se sentir preparada.

Devo consultar um médico após o parto?
Por volta da 4ª semana após o parto é aconselhável uma consulta com o médico que vigiou a gravidez. Nessa altura o médico irá avaliar a cicatrização dos pontos, a diminuição do tamanho do útero e poderá recomendar-lhe um método contraceptivo. A amamentação, por si só, não é um método contraceptivo seguro.

Engravidar novamente:
É aconselhável um intervalo superior a 18 meses antes de uma nova gravidez.

Sinais de alarme neste período:
Se verificar um corrimento vaginal purulento ou com mau cheiro, perda abundante de sangue por via vaginal, temperatura superior a 38ºC, dores intensas na barriga, vagina ou mamas, aspecto avermelhado, dorido ou com pús na cicatriz, deverá contactar o seu médico.